New Facility Building for Macau's Grand Prix

Macau SAR of PRC

Page

1

 

Page 2


Programa:

Edifício Administrativo e de Apoio ao Grande Prémio, Torre de Controlo.

Estacionamento em dos pisos subterrâneos para 505 viaturas.

Passagem subterrânea entre o estacionamento e o Terminal Marítimo com coluna de acessos ao flyover de ligação ao Edifício Administrativo e de Apoio ao Grande Prémio. Arranjos Exteriores – Paddock e Pitlane, estacionamento de autocarros de turismo e passagens cobertas para peões.

Cliente:	Governo de Macau/DSSOPT
	Direcção de Serviços de Solos,
	Obras Públicas e Transportes
Utilizador:DST
	Direcção dos Serviços
	de Turismo
Data de Projecto:   	1993
Conclusão da Obra: 1993
Área de Construção:   19.506 m2
Área de implantação:   2.252 m2
Área de
arranjos exteriores :   35.500 m2


EQUIPA OE PROJECTO
Profabril, Centro de Projectos, SA
Delegação de Macau
Arquitectura:   	Mário Duarte Duque
Estruturas:   	Rui Cernadas
Redes de Fluidos:   	Rui Cernadas
Redes eléctricas:	António Azevedo
Electromecânica:   	António Azevedo
Serviço de Inc.   	SUN TAT
Construtor:               TONG LEI

 


Image courtesy of Carlos Baracho


Program:

Macau's Grand Prix is an urban circuit. Therefore all its supporting facilities are permanent elements of the city landscape.

The location of the Administration Building  is at the Exterior Harbour between the water reservoir and the sea where the new Ferry Terminal stands, Macau's Gate Way to Hong Kong.

The project includes a 2-storey car park/garage, the Boxes, the Administration floor, and the Control Tower, which turned into the landmark of the site.

Among the parts of this project are the tunnel, passages and flyovers, which articulate the Grand Prix installations, the Ferry Terminal, the underground car park and the city public facilities.

Client:		Macau Government
Date of Project:	November 1992
Date of Completion:	November 1993
Construction area:	19.506 m2
PROJECT TEAM	Profabril SA
		Macau Branch
Architecture:	Mário Duarte Duque
Stability:		Rui Cernadas
Hydraulic Eng.:	Rui Cernadas
E & M Installations: 	António Azevedo
Fire Service:	SUN TAT
Contractor:	TONG LEI

Over all Lay out:

  1. Administration Building

  2. Control Tower

  3. Access Tower to Flyover and Underground Passage

  4. Paddock

  5. Pit Lane

Torre de Controlo:

Pela sua situação, necessariamente sobranceira e proeminente no recinto da prova e também pela sua vocação plástica, foi possível torná-la a imagem de reconhecimento do recinto e, de algum modo sintetizar a memória visual associada ao espaço do Grande Prémio.

É talvez a construção do conjunto de maior evidência plástica que reclama alguma autonomia embora parte do espaço que inclui esteja integrado nas áreas funcionais do Edifício de Apoio.

Desenvolve-se ao longo de 5 pisos úteis e um terraço coberto. O rés-do-chão e o 1º. Andar fazem parte do corpo do edifício de apoio onde estão incluídos respectivamente o Track Office e a unidade de Forças de Segurança. No 2º. Andar está situado o Comissariado da Prova, no 3º. Andar a Direcção da Prova e no 4º, Andar a Cronometragem.

.

Control Tower, Paddock View ( 2 )

Edifício Administrativo e de Apoio ao Grande Prémio:

Organiza-se em dois pisos sendo o piso térreo ocupado por 40 boxes, Track Office, Posto de Bombeiros e de Emergência, além de estacionamento para veículos de emergência e blocos de instalações sanitárias de apoio ao exterior.

O piso 1 é composto por Centro de Imprensa e de Comunicações, varanda do podium, Produção e Direcção de transmissões televisivas, Secretariado da Prova, Serviços Administrativos, Direcção da Organização do Grande Prémio, Salas de Apoio Técnico e de Relações Públicas, área VIP com acolhimento próprio, área de Restauração e salas para as forças de segurança.

O extremo Nascente do edifício é já parte integrante do corpo e da estrutura de circulação da Torre de Controlo.

O total da área de construção deste edifício e de 4.746 m2 (incluindo o corpo da Torre de Controlo). A Área de implantação é de 2,133 m2.

.

Administration Building, Paddock Side ( 1 )

 

Estacionamento subterrâneo:

O estacionamento desenvolve-se em dois níveis. Organiza- se em circuitos de direcção única ao longo de 5 zonas corta fogo por piso. Tem uma capacidade de 505 veículos, um desenvolvimento de implantação de 7.147 m2 para uma área total de construção de 14.294 m2. Sendo esta área de estacionamento público também o espaço de garagem durante a ocorrência do Grande Prémio, está por isso equipado com elevador monta- cargas, espaço de armazém e instalações sanitárias e balneárias, e circuito reforçado de ventilação.

Passagem subterrânea de ligação ao Terminal Marítimo:

A passagem subterrânea tem cerca de 466m2 de área de construção, liga o nível – 1 de estacionamento ao átrio exterior do Terminal Marítimo, e está equipada com ligações à superfície por escada rolante em todos os extremos.

.

Access Tower to Flyover and Underground Passage, Cross Section  ( 3 )

Coluna de acesso ao fly-over:

Tem um contorno de 120m2 da qual a parte abaixo do solo é parte integrante das circulações verticais do estacionamento subterrâneo. A estrutura que se eleva acima do solo suporta e liga um dos extremos do fly-over que comunica com a cobertura do edifício de Apoio ao Grande Prémio. Permite a ligação de público desde o Terminal Marítimo, através da passagem subterrânea, até ao edifício do grande Prémio e às bancadas do outro lado da pista, sem contudo devassar as zonas restritas de garagem e Paddock durante as provas.

.

Access Tower to Flyover and Underground Passage  ( 3 )

Arranjos exteriores:

Os arranjos exteriores integram as circulações afectas à prova do Grande Prémio, nomeadamente as frentes de Paddock e Pitlane, de acesso ao estacionamento subterrâneo, e de acesso ao Terminal Marítimo salvaguardando a sua operacionalidade, mesmo em tempo de Grande Prémio, em conjunto com os viadutos definidos no recinto.

Sendo o circuito das provas do Grande Prémio uma pista urbana que utiliza as circulações urbanas quotidianas, toda a solução rodoviária associada a este recinto esta articulada de modo a servir as exigências da prática do desporto automobilístico, com as características particulares deste troço especifico da pista, e salvaguardar, ao mesmo tempo, a operacionalidade do nó urbano e do acesso aos equipamentos, mesmo em tempo de Grande Prémio.

Nos arranjos exteriores foram também compreendidos as estruturas para estacionamento dos autocarros de turismo, de circulação de peões em percursos com estruturas de protecção à intempérie, tomada e largada de passageiros e arranjo paisagístico.

A área de intervenção estende-se por cerca de 35.500 m2

Exterior Canopies ( 3 )

Related Sites to this Project Grand Stand

 

Last updated: 28 Oct 2007

Home

Portfolio
Essays   Academic Archive
Résumé Multimedia
Under Construction In Project
© Copyright  2000 Note Generally Related Sites
Epilogue



 

Pátio da Sé, 22 r/c A, Macau SAR, People's Republic of China  Tel. (853) 28322449  Fax. (853) 28355258  E-mail: mdduq@mdduq.com

澳門大堂圍22 號地下A 中華人民共和國澳門特別行政區       電話:(853) 28322449      傳真: (853) 28355258       電子郵件: mdduq@mdduq.com

website statistics